Potpourri

Pequeno amplificador de 1/2W

Um dos próximos projectos que vou executar é este pequeno amplificador de 1/2W e corresponde à junção de vários esquemas que se podem encontrar por aí.

É constituído por um pré-amplificador (aliás, um buffer de ganho unitário) com o MPF102, um depletion-mode mosfet, cuja ideia foi retirada do Ruby, já montado anteriormente. De modo a evitar confusões sobre a autoria da utilização deste tipo de topologia, facto que perturba o sono da malta (ver aviso no início da página), a verdade é que a ideia de colocar um mosfet à entrada do amplificador foi usada em 1969 por Linsley Hood num famoso artigo da Wireless World sobre um "Simple Class A Amplifier: A 10-W design giving subjectively better results than class B transistor amplifiers". Uma colectânea de artigos relacionados um este amplificador pode ser consultada em: The JLH Class-A Amplifier.

A segunda parte consiste no amplificador que usa um IRF510, circuito retirado da página do The Radio Amateur Society of NorwichA Potpourri of Audio Amplifiers. Note-se que este amplificador foi já testado como amplificador para guitarra (http://www.beavisaudio.com), no entanto, e segundo o construtor "Sounds ok, but not great". Veremos!

Nelson Pass, autor da mais expressiva forma de amplificadores de classe A, o Zen amplifier, expressa muito bem a vantagem de se usar uma configuração em classe A para amplificação de áudio.

Simplicity is not the only reason for the use of the single-ended topology. The characteristic of a single-ended gain stage is the most musically natural. Its asymmetry is similar to the compression / rarefaction characteristic of air, where for a given displacement slightly higher pressure is observed on a positive (compression) than on a negative (rarefaction). Air itself is observed to be a single-ended medium, where the pressure can become very high, but never go below 0. The harmonic distortion of such a medium is second harmonic, the least offensive variety.

Ref.: Zen Amplifier, by Nelson Pass

Dito isto aqui ficam mais alguns detalhes técnicos da montagem do amplificador:

Palavras chave/keywords: amplificador, guitarra, 1/2W

Criado/Created: NaN

Última actualização/Last updated: 13-07-2018 [09:50]


Voltar à página inicial.


GNU/Emacs Creative Commons License

(c) Tiago Charters de Azevedo